sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TRECHO DO LIVRO (III)

Retirado do capítulo PERSISTÊNCIA:

"Fomos para o corredor, parei no bebedouro e ele comentou comigo:

- Ely, tão dizendo por aí que a turma de engenharia não toma água do lado de lá da arquitetura.- Mas por quê? - eu perguntei.
- Porque a de lá vem de Sinara. - respondeu João.
- Deixa de discriminação! Isso é crime!

- Crime é sair de ré da faculdade, com tanta mulher bonita. - ele disse, indignado.
- Olha só... o pessoal da arquitetura não vai gostar! - afirmei eu.
- Em tempo: 'arqui-frescura'.- Pô, cara, se te pegam do lado de lá da arquitetura, te matam; e, se você tiver bens, pode passar tudo pro meu nome! Aí eu te levo lá, pra fazer uma visitinha!

Então mudei de  assunto:


-Sinara é muito hospitaleira, ia sempre receber umas mensalidades para o Sindicato, nunca tive qualquer problema por lá.
- Só não tome água ao meio dia, porque senão você vai mudar o gosto e virar as mãos para trás, com jeito para cumprimentar seus machos.- Pegou pesado, heim! Agora Talares também tem essa fama, mas é coisa que sacana inventa pra gozar os que vêm de lá. O que eu ouvi dizer é que a fama nasceu da atitude dos fazendeiros ricos que mandavam os rapazes estudarem na França. A região estava em guerra para independência do estado e, assim, seus filhos não seriam os convocados para morrerem nas batalhas que se seguiriam.

- É isso. E ainda voltavam com educação refinada: levantar-se para puxar a cadeira para uma dama sentar-se à mesa; comer com disposição dos talheres em lados corretos; não falar, especialmente de boca cheia, na hora das refeições... - ele completou.- Isso mesmo! Você 'tá por dentro da história. Os fazendeiros achavam que os filhos voltavam afeminados, o que não era verdade. Retornavam, sim, educados, diferentes dos pais que aqui ficaram.
- Pois é, mas mesmo assim não tomo água do lado de lá.
- Vou te dizer, João: vai discriminando! É crime, e depois já viu...

- Você 'tá falando como advogado. Quem sabe você não dá pra um???
- A princípio, quem dá aqui é VOCÊ. Esclarecida essa parte, pode até ser que seja essa a minha sina; sempre gostei de defender o oprimido contra os poderosos. "

Nenhum comentário: